Campanha no Santa Luzia explica necessidade de separar o lixo

Roseli Stepurski/Lente Quente

por Loise Clemente

Com o objetivo de conscientizar a população da região do Santa Luzia sobre a importância da reciclagem, cerca de 80 pessoas se reuniram no último sábado (16). A ação contou com alunos e professores do curso de Serviço Social da Universidade Estadual de Ponta Grossa, equipe da Incubadora de Empreendimentos Solidários (IESOL) e profissionais do Centro de Referência Social (CRAS – Santa Luzia).

A iniciativa da campanha veio dos catadores de material reciclável da Associação dos Recicladores Solidários (ARSOL) da região do Santa Luzia. Os participantes buscaram conversar com a maior parte dos moradores do bairro, seguindo a rota que os catadores normalmente fazem. Dezesseis equipes participaram da conscientização com as comunidades da Santa Luzia, Jardim dos Manacás, Jardim Três Rios e Bom Sucesso. O aluno do curso de Engenharia de Materiais e estagiário da IESOL, Igor Lopes, explica que as equipes receberam um pequeno treinamento para sanar possíveis dúvidas dos moradores quanto à separação do lixo e orientar a melhor forma de separar os materiais.

O objetivo é conscientizar a população da região da Santa Luzia sobre a importância de separar o lixo. “Muitas vezes o lixo que recolhemos vem misturado, podemos nos machucar e até estragar o material coletado”, explica o catador Vanir Pintos, que recentemente integrou a ARSOL.

De acordo com uma das organizadoras da campanha, a Professora de Serviço Social, Reidy Moura, a separação do lixo não é só importante para o meio ambiente, mas também para a saúde dos catadores: “É um forma respeito a eles”. A proposta de educação ambiental é base da campanha. A professora de Serviço Social, Edina Shimanski, diz que esse trabalho é fundamental, pois pode dar base para futuras ações e “gerar uma postura solidária dentro da comunidade”.

A organização da campanha foi feita pelo Projeto Educação Ambiental, Direito e Cidadania do curso de Serviço Social e pela IESOL. O evento também contou com o apoio do CRAS Santa Luzia e na divulgação pela Agência de Jornalismo da UEPG.

Anúncios

Publicado em 18/06/2012, em Notícia. Adicione o link aos favoritos. Deixe um comentário.

Comente!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s