Jornalismo/UEPG homenageia história do rádio durante Semana de Comunicação

A Semana de Estudos em Comunicação (SemanaCom), do Curso de Jornalismo da UEPG, apresenta como tema desta 21ª edição “História do Rádio: 90 anos no Brasil, 72 nos Campos Gerais”, em comemoração às nove décadas de implantação do veículo no País. O evento, que acontece nos dias 22 a 26 deste mês de outubro, no Campus Central da UEPG, consiste na realização de palestras, oficinas, concursos (fotografia, entrevista, blog e crítica) e atividades culturais, paralelo ao X Encontro Paranaense de Pesquisa em Jornalismo.

Em 21 anos de edição, a Semana de Estudos em Comunicação tem se consolidado um espaço de reflexões e troca de experiências entre estudantes, professores e profissionais da Comunicação e do Jornalismo,  através de palestras e debates sobre temas, questões atuais,  pertinentes à área do conhecimento e atuação profissional. O evento também proporciona a aproximação recíproca entre Curso de Jornalismo e diferentes professores e profissionais da Comunicação e do Jornalismo, atuantes em diferentes regiões do Estado e do País.

Nesta edição, a SemanaCom comemora as nove décadas de implantação do Rádio do Brasil e 72 anos nos Campos Gerais. A primeira experiência do veículo no País ocorreu em caráter experimental, como atividade comemorativa do Centenário da Independência, em 07 de setembro de 1922.  Mas a primeira rádio a operar ininterruptamente veio a ser implantada um ano depois, denominada Rádio Sociedade do Rio de Janeiro, pelo educador Roquete Pinto. O Paraná também participa da lista dos pioneiros, com a implantação da Rádio Clube Paranaense, em março de 1924, considerada a terceira no País e a primeira do Estado. Já em 21 de janeiro de 1940, quando o rádio se consolidara nacionalmente, foi fundada em Possa Grossa a Rádio Clube Pontagrossense, considerada a segunda do Paraná e primeira no interior do Estado.

Para debater o tema, o evento conta com a participação dos pioneiros que fizeram rádio em Ponta Grossa, entre eles Aldo Mikaelli, Antonio Celso Moreira, Brasil Borba, Iraci Trevisani Rosa, Dina Silva e Ney Costa, para a palestra de abertura, na segunda-feira (22/10), às 9h, no Pequeno Auditório do Campus Central da UEPG. Na palestra de terça-feira (23/10), estarão presentes alguns dos principais radialistas que atualmente atuam no rádio em Ponta Grossa, como Altair Ramalho, Jocelito Canto e Nilson de Oliveira. Para as palestras de quarta-feira (24/10), quinta-feira (25/10) e sexta-feira (26/10), estão convidados os respectivos pesquisadores: professoras doutoras Claudia Quadros e Graziela Bianchi, ambas atuantes na Universidade Tuiuti do Paraná e professor doutor Eduardo Meditsch, da Universidade Federal de Santa Catarina.

Ao longo dessas nove décadas, o veículo passou do pioneirismo (fase de sua implantação), à maturidade e consolidação (consagração como grande veículo de comunicação de massa) e, posteriormente, à decadência, a partir da presença da televisão como o mais novo meio de comunicação. Do enfrentamento à era da televisão, o rádio contemporâneo sobrevive ao novos desafios decorrentes da invenção e consolidação da internet. Do rádio à válvula às tecnologias 3G, são nove décadas de história, encantando vidas e encurtando distâncias.

A coordenadora do evento e professora do Curso de Jornalismo da UEPG, Hebe Gonçalves, reforça o convite aos professores pesquisadores, profissionais da área e toda comunidade para o evento aberto a toda comunidade. Segundo a professora, o “debate sobre a história do rádio é uma forma simbólica de comemoração à data, como  também uma oportunidade de manter entre às gerações contemporâneas a importância de se resgatar e preservar a memória viva daqueles que fizeram e fazem parte dessa história”.

—–

Confira a PROGRAMAÇÃO da XXI Semana de Estudos em Comunicação

Confira a PROGRAMAÇÃO do X Encontro Paranaense de Pesquisa em Jornalismo

—–

Realização: Departamento de Comunicação

Apoio: Agência de Jornalismo, Cajor, Programa de Mestrado em Jornalismo e UEPG

Patrocínio: Heineken

Anúncios

Publicado em 15/10/2012, em Notícia. Adicione o link aos favoritos. Deixe um comentário.

Comente!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s