Mestrado

O mestrado está organizado em duas linhas de pesquisa: Processos de Produção Jornalística (LP1) e Processos Jornalísticos e Práticas Sociais (LP2), com área de concentração em Processos Jornalísticos. A linha Processos de Produção Jornalística contempla projetos de investigação sobre aspectos e situações dos processos de produção jornalística, como seleção de pauta, apuração, fontes, lógicas, rotinas, estratégias, veículos, público alvo e demais dispositivos de articulação editorial, próprios e específicos de organizações profissionais da área (sejam empresariais ou de grupos com demandas emergentes).

A linha Processos Jornalísticos e Práticas Sociais agrega estudos e trabalhos que abordam as interfaces dos processos (comunicacionais) jornalísticos com outras práticas sociais da contemporaneidade, seja no nível de mediações ou impactos na gestão de políticas públicas, agenda de debates e práticas de cidadania, tais como questões que marcam as disputas eleitorais e as expressões culturais que dialogam e interagem com o Jornalismo e em variadas dimensões, projetam outras intervenções na vida social. Desse modo, estuda os aspectos que influenciam (ou determinam) as práticas jornalísticas, sejam políticas, sociais ou econômicas.

Trata-se do primeiro mestrado acadêmico em Jornalismo do Paraná e o segundo do País. A seleção prevê o ingresso de dez estudantes de pós-graduação. Confira aqui a chamada para inscrição da primeira turma, com previsão de início para fevereiro de 2013.

%d blogueiros gostam disto: