I Colóquio Mulher e Sociedade

I Colóquio Mulher e Sociedade
08/03/2012
Grande auditório/UEPG (Campus Central)

MANHÃ:
8h30 – Abertura oficial
Exibição do documentário
Exposição de fotos do grupo Lente Quente/UEPG

9h – Palestra: A mulher negra na sociedade brasileira
– Maria Antonia Marçal (Historiadora)

10h  – Coffe break

10h30 – Mesa redonda: Mulheres e políticas públicas
Convidados:
– Emerson Cervi (Prof. de Jornalismo da UEPG e de Ciências Sociais da UFPR);
– Rosangela Rigoni (Secretária de Organização da União Brasileira de Mulheres);
– Reni Aparecida Eidam (Representante do Conselho de Mulheres – em Ponta Grossa);                                                                                                                                          – Edina Schimanski (Pesquisadora do grupo Questão ambiental, Gênero e Condição de Pobreza e profª do Seviço Social /UEPG).

11h30 – Debate.

NOITE:
19h – Palestra: A mulher na academia
– Joseli Silva (profª. de Geografia da UEPG)

20h – Coffe break

20h15 – Mesa redonda: Histórias e imagens femininas
– Jane Kelly Oliveira (profª. Departamento de Letras da UEPG);
– Joana d’Arc Martins Pupo (profª. da UEPG e Coordenadora do Projeto de Pesquisa Critica Literária Feminista – Múltiplos Enfoques)
– Ana Paula Mendes (mestranda em Ciências Sociais/UEPG);
– coordenadoras do Grupo de Estudo Gênero e Mídia, profª. Karina Janz Woitowicz e profª. Paula Melani Rocha

22h15 – Encerramento.

—————————

Confira o currículo dos palestrantes que comparecerão ao I Colóquio Mulher e Sociedade

Maria Antonia Marçal – Graduada em História pela Universidade Estadual de Ponta Grossa (2000), mestre em Educação pela Universidade Estadual de Ponta Grossa (2007), professora da SEED-PR e do Centro de Ensino Superior dos Campos Gerais (CESCAGE).

Joseli Silva – Possui Graduação em Geografia pela Universidade Estadual de Ponta Grossa (1988), Mestrado em Geografia pela Universidade Federal de Santa Catarina (1995), Doutorado em Geografia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2002) e Pós-doutorado em Geografia e Gênero na Universidade Complutense de Madrid (2008). Atualmente é professora adjunta da Universidade Estadual de Ponta Grossa, docente dos cursos de Graduação em Geografia e do Mestrado em Gestão do Território. Tem experiência na área de Geografia, com ênfase em Geografia Urbana, atuando principalmente nos seguintes temas: desenvolvimento urbano, espaço urbano, planejamento urbano, geografia e gênero, geografia feminista, geografia e sexualidade, epistemologia da geografia e políticas públicas. Desde 2003 coordena o Grupo de Estudos Territoriais.

Emerson Cervi – Jornalista, doutor em Ciência Política pelo Instituto Universitário de Pesquisas do Rio de Janeiro (IUPERJ), professor do Departamento de Comunicação e Mestrado Interdisciplinar em Ciências Sociais Aplicadas da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG). Pesquisador nas áreas de comunicação política e eleições.

Reni Aparecida Eidam – Assistente social, mestre em Ciências Sociais pela Universidade Estadual de Ponta Grossa, atua na Secretaria de Assistência Social da Prefeitura de Ponta Grossa. Membro do Conselho da Mulher  e do Conselho de Drogas da Ponta Grossa.

Edina Schimanski – Graduada em Serviço Social pela Universidade Estadual de Ponta Grossa (1992), mestre em Sociologia pela Universidade Federal do Paraná (1998) e doutora pela University of London – Institute of Education (2005). Professora adjunta da Universidade Estadual de Ponta Grossa vinculada ao Departamento de Serviço Sociail, bem como do Programa de Pós-Graduação do Mestrado em Ciências Sociais aplicadas. Tem experiência na área de Serviço Social, com ênfase em Serviço Social do Trabalho, atuando principalmente nos seguintes temas: sociologia rural, gênero e meio ambiente, educação ambiental e movimentos sociais.  Pesquisadora do grupo Questão ambiental, Gênero e Condição de Pobreza da UEPG.

Joana d’Arc Martins Pupo – Graduada em Letras – Inglês/ Português pela Universidade Federal do Paraná (1986) e mestre em Língua Inglesa pela Universidade Federal do Paraná (1996). Professora assistente da Universidade Estadual de Ponta Grossa. Tem experiência na área de Formação de professores, com ênfase no ensino de Língua Inglesa, atuando principalmente nos seguintes temas: pedagogia crítica no ensino da língua inglesa, estudo de gênero e subjetividades na educação e nos estudos literários: representações, autorias femininas e crítica literária feminista. Coordena o Projeto de Pesquisa Crítica Literária Feminista – Múltiplos Enfoques.

Jane Kelly de Oliveira – Graduada em Letras Português-Grego pela Unesp de Araraquara, tem Mestrado e Doutorado em Estudos Literários pela mesma instituição. Nos cursos de pós-graduação estudou Comédia Antiga Grega. É membro da Sociedade Brasileira de Estudos Clássicos. Atualmente é professora do curso de Letras da UEPG.

Ana Paula Mendes – Jornalista e mestranda em Ciências Sociais Aplicadas pela Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG). Atualmente bolsista pela Fundação Araucária. Possui experiência profissional em jornalismo impresso, produção audiovisual e projetos sociais. Pesquisa gênero, história das mulheres e história oral. Áreas de interesse: Cultura e cidadania; Mídia e cinema; História, sociologia e gênero.

Rosangela Rigoni – militante do PCdoB, filiada a  UNEGRO (União de Negros pela Igualdade), e atualmente é secretaria de Organização da UBM-PR (União Brasileira de Mulheres). Atua na área de movimento sociais, como mobilizadora, articuladora, e na formação de novos núcleos da UBM no Paraná. Luta pela igualdade de genero, emancipacição da Mulher, “na conjuntura de politicas publicas sabemos da nossa importância como mulheres na politica e na criação de um pais, mais humano, capacitado e na valorização das nossas mulheres, pois o percentual feminino na area publica ainda esta longe ser o ideal. Nosso foco para 2012, será Mais Mulheres no Poder.”

Paula Melani Rocha – Graduada em Jornalismo (Casper Líbero) e Ciências Sociais (USP), mestre e doutora em Sociologia (UFSCAR), pós-doutora em Jornalismo (Universidade Fernando Pessoa – PT). Professora do curso de Jornalismo da UEPG e pesquisadora colaboradora do LabJor (UNICAMP). Coordenadora do Grupo de Estudos Gênero e Mídia – Jornalismo UEPG.

Karina Janz Woitowicz – Jornalista, mestre em Ciências da Comunicação pela Unisinos, doutora em Ciências Humanas pela Universidade Federal de Santa Catarina, na área de estudos de gênero. Professora do curso de Jornalismo e do curso de especialização em Mídia, Política e Atores sociais da Universidade Estadual de Ponta Grossa. Diretora científica da Rede de Pesquisadores em Folkcomunicação e coordenadora do Grupo de Estudos de Gênero e Mídia – Jornalismo UEPG.

————————————

MAIS INFORMAÇÕES:  I Colóquio Mulher e Sociedade

Anúncios
%d blogueiros gostam disto: