Centro Folkcom de Pesquisa

O Centro Folkcom de Pesquisa desenvolve estudos fundamentados no referencial teórico da folkcomunicação, com enfoque nas temáticas da comunicação e da cultura popular. Com base na perspectiva teórica fundada por Luiz Beltrão, são analisados os processos comunicacionais que envolvem tanto as manifestações populares quanto as articulações entre os meios informais de comunicação e a mídia hegemônica. Em diálogo com teorias da cultura e da comunicação, os objetos, problemas e fenômenos observados nas pesquisas buscam revelar aspectos da produção de culturas e identidades. O Centro busca ainda fomentar produções jornalísticas que tem as relações entre a cultura de massa e a cultura popular como referenciais temáticos e conceituais. Também estão contempladas no grupo reflexões e pesquisas empíricas envolvendo as medições culturais, o multiculturalismo e as identidades culturais, nos contextos local/regional, nacional e global. O Centro Folkcom de Pesquisa, ao se orientar no referencial teórico da folkcomunicação, vem se somar às iniciativas de disseminação da teoria de Luiz Beltrão protagonizadas pela Rede de Pesquisadores em Folkcomunicação. Os resultados das pesquisas realizadas através do grupo, seja por meio de artigos apresentados em eventos da área ou de publicações especializadas, pretendem fortalecer o campo da folkcomunicação, desvendando outros objetos e aprofundando abordagens teóricas da área.

Professores responsáveis:

– Karina Janz Woitowicz

– Rafael Schoenherr

– Sérgio Luiz Gadini

Mais informações:

Diretório do Grupo de Pesquisa – CNPq

%d blogueiros gostam disto: